Atividade sobre o filme RIO
Com o objetivo de alertar os alunos sobre o comércio ilegal e a extinção de espécies animais, foi assistido o filme RIO.
Após foram desenvolvidas algumas atividades nas disciplinas de Ciências e Lingua Portuguesa com a professora Sueli Natália.
Os alunos pesquisaram e publicaram no blogger a história de Presley uma ararinha azul, já em extinção na natureza, que foi o personagem do filme, conforme site:http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/04/conheca-presley-ararinha-azul-que-ajudou-inspirar-diretor-de-rio.html .
Outros temas pesquisados: animais em processo de extinção no Brasil e em Santa Catarina, causas da extinção, tráfico de animais no Brasil.
Outros temas pesquisados: animais em processo de extinção no Brasil e em Santa Catarina, causas da extinção, tráfico de animais no Brasil.
Os alunos também produziram textos e fizeram folder sobre consciência ecológica (importância de deixar os animais na natureza).
Texto produzido pela aluna Alyce H. - 701 EMEF Anna T. Nagel
Tráfico e exploração de animais: a realidade
O tráfico e exploração de animais no Brasil é constante. Este assunto é muito preocupante, pois não existe um controle para que isto não aconteça.
A quantidade de espécies brasileiras encontradas somente aqui é grande, mas estão em risco de extinção a todo momento. Creio que a reprodução em cativeiro ou o congelamento do material reprodutivo é a única solução para algumas espécies, que poderiam se reproduzir na natureza, se não houvesse o tráfico.
Em relação a exploração também é muito importante abordar o assunto, pois os animais selvagens estão sendo abusados a todo momento nos circos e na domesticação dos mesmos. Primeiramente, queria deixar claro que animais em cativeiro precisam de muitos recursos, caso contrário, não terão muito tempo de vida e muitos deles fogem e consequentemente, adoecem, além de que no transporte dos animais traficados, uma parte acaba morrendo no caminho, contribuindo ainda mais para a extinção das espécies.
É por esses motivos que devemos combater o tráfico e exploração de animais.